A Freguesia de Couto de Esteves dá-lhe as boas vindas!
Terra antiga, com monumentos megalíticos, com foral concedido por D. Teresa e D. Afonso Henriques, Couto de Esteves, que já foi sede de Concelho e mantém o estatuto de Vila, espraia-se na encosta que, na margem direita do rio Vouga, se inclina suavemente para beijar as águas refrescantes.
A encosta, atravessada por numerosos cursos de água, soalheira, arborizada, verdejante, salpicada pelo casario habitado por gente trabalhadora, honrada, generosa, hospitaleira, é um sítio agradável para viver que vale a pena visitar!
Venha conhecer o património de Couto de Esteves que se estende por uma vasta região, até onde o olhar encontra as encostas da Serra da Freita e da Serra do Caramulo!
Nome do Presidente
Presidente da Junta

Por cá...
Sossego, rios, paisagens, montanhas...
Igreja Matriz de Couto de Esteves
A Igreja Matriz de Couto de Esteves foi construída no século XVIII e foi dedicada a Santo Estêvão. No interior profundamente remodelado, destaca-se o arco cruzeiro revestido a talha dourada. Esta igreja encontra-se integrada no centro histórico de Couto de Esteves junto com outros símbolos dos tempos em que Couto de Esteves foi sede de concelho.
Cascata da Agualva
A cascata de Agualva, onde circula o rio Lordelo, é um dos segredos mais bem guardados do património natural de Sever do Vouga. As águas do Lordelo são projetadas mais de 10m de altura, formando assim um poço no seu colo. A cascata está localizada entre as aldeias de Couto de Esteves e Lourizela, um local que vale a pena ver!
Capela de Nossa Senhora da Paz
A Capela Nossa Senhora da Paz localiza-se na aldeia do Barreiro, da freguesia de Couto de Esteves. Apesar de ser uma capela bastante pequenina, tem uma paisagem sobre o rio Teixeira que vale a pena deslumbrar! Venha conhecer a história da nossa modesta capela e apaixone-se connosco!
Anta da Cerqueira
A Anta da Cerqueira é considerada uma das mais completas do distrito de Aveiro e, também é conhecida como "Casa Moura". Este dólmen terá sido edificado no Neolítico Final, há cerca de 5.000 anos, contudo, é provável que tenha sido reutilizado por comunidades do Calcolítico ou mesmo da idade do Bronze.
Contactos
Freguesia de Couto de Esteves
- (+351) 234 558 739
- (+351) 934 605 290
- (+351) 234 558 731
- freguesia-couto-esteves@hotmail.com
- www.coutodeesteves.com